Recentemente Agência FAPESP – O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou os resultados da primeira edição da Pesquisa TIC Educação, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). De acordo com a pesquisa 81% das escolas públicas urbanas, possuem laboratórios de informática e o acesso à internet nessas unidades ocorrem por meio do laboratório já que em 86% das escolas os computadores estão conectados à rede. No entanto segundo os profissionais atuantes na área, o número baixo de computadores disponíveis, a velocidade de navegação (lenta) não são suficientes para suprir a demanda e esinar os alunos de maneira adequada. Outro fator negativo é a pouca utilização do instrumento para mediar assuntos relacionados às aulas entre os professores e alunos e entre os próprios alunos, apenas 20% dos entrevistados utilizam esse meio segundo a pesquisa. No entanto o principal problema é a capacidade dos professores relacionados aos uso da tecnologia da informação e de comunicação, pois os mesmos segundo a pesquisa possuem nível de conhecimento relacionado a esse assunto baixíssimo.
Acredito que a capacitação dos professores com relação a assuntos ligados à informatica, deveria ser exigencia em todas as grades de todos os cursos de graduação, uma vez que o computador, internet etc estão presentes no dia a dia de todas as pessoas de forma direta ou indireta, daí a importância do conhecimento por parte dos educadores de demais profissionais. Sobre o percentual de escolas que possuem acesso a internet representa um dado bastante interessante se a ferramenta for utilizada de maneira correta, o conhecimento da rede e dos benefícios que a mesma pode trazer ao aprendizado de qualquer pessoa é evidente.
Fonte: http://www.educacaoadistancia.blog.br/internet-nas-escolas-pesquisa/
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